Gestão de Qualidade

 

 

DICQ

A Acreditação do Sistema da Qualidade de Laboratórios Clínicos é, em todos os países, um processo periódico e voluntário, outorgado principalmente por Instituições Científicas reconhecidas ou aceitas pela Sociedade, por sua seriedade, responsabilidade e capacidade profissional, com a finalidade de comprovar a implementação de um sistema da qualidade, contemplando a capacidade organizacional e técnica.  A Acreditação do Sistema de Gestão da Qualidade dos Laboratórios Clínicos deve começar com a cultura e treinamento dos profissionais e ir atendendo gradativamente as exigências dos requisitos da Acreditação. O laboratório Fleming foi o primeiro laboratório clinico do DF e Entorno a conseguir o título de laboratório acreditado, atendendo todas exigências de qualidade do Programa. O laboratório Fleming concluiu em 2018 a terceira auditoria do DICQ, mantendo-se acreditado pelo programa.  

 

PNCQ

O PNCQ  tem como objetivo Divulgar e implantar em todo o Território Nacional o Programa de Controle Externo da Qualidade - PRO-EX ou Ensaio de Proficiência, destinado aos Laboratórios Clínicos e Serviços de Hemoterapia e Bancos de Sangue, monitorando seu desempenho analítico; Fornecer aos Laboratórios Participantes, de acordo com as normas próprias, o Selo de Qualidade, o Certificado anual de participação no PNCQ, os Certificados de Excelência e ainda, Assessoria Técnico-Científica. O laboratório Fleming participa do programa de controle de qualidade PNCQ desde de 2011, onde todas as amostras passam por um rigoroso controle de qualidade interno e externo, é feito o acompanhamento online e diário dos resultados desses controles onde contamos com tecnologia de interfaciamento de todos aparelhos do setor técnico.

 

Selo de qualidade

Através desses dois programas PNCQ e DICQ o laboratório Fleming possui selo de qualidade, onde é feito a certificação de qualidade em todo resultado feito pelo laboratório.  Pelo DICQ temos a Acreditação de um laboratório que possui qualidade e atende todas as normas propostas pelo programa. E através do PNCQ mantivemos nos últimos 3 anos a nota máxima de avaliação, com título anual de excelência, gerando assim um título de laboratório Bronze em qualidade.  O objetivo na busca desses títulos e programas nacionais e internacionais de qualidade é garantir a qualidade dos resultados de nossos exames, gerando assim um laudo confiável e conclusivo.